TRABALHOS CIENTÍFICOS


 TEMAS LIVRES

Data final para envio dos resumos: 28/04/2010 (Prazo encerrado!)
Data para divulgação dos resumos aprovados: 02/05/2010

NORMAS PARA OS TRABALHOS CIENTÍFICOS
1. SUBMISSÃO DE TRABALHOS
  • Os resumos deverão ser enviados para o e-mail trabalhosjornadadetrauma@gmail.com na forma de anexo em documento do Microsoft Word.
  • Os resumos deverão ser enviados até o dia até 28 de abril 2010.
  • Não serão aceitos resumos após o vencimento do prazo estabelecido.
  • O e-mail deverá ser enviado com o arquivo em anexo com o seguinte “assunto”: Tipo de resumo_Nome do autor principal ( Ex: Relato de caso_Maria).
  • Será retornado um e-mail, acusando o recebimento do resumo, até cinco dias úteis após o seu recebimento. Não recebendo o retorno do e-mail nesse prazo, o autor deverá imediatamente entrar em contato com a Organização do evento pelo e-mail trabalhosjornadadetrauma@gmail.com. 
2. NORMAS
  • Serão aceitos temas livres, com os resumos dos trabalhos nos seguintes formatos: Relato de Caso, Trabalho Experimental e Trabalho Clínico (incluindo-se Revisão Bibliográfica).
  • Não serão aceitos relatos de experiência.
  • Não há número limite de autores nem de trabalhos inscritos por pessoa, no entanto, cada participante só poderá ser apresentador de um trabalho.
  • Só serão aceitos trabalhos realizados formalmente com orientador.
  • O autor deverá estar devidamente inscrito no evento para realizar a apresentação do seu trabalho.
3. ELABORAÇÃO DO RESUMO
  • O resumo deverá ser redigido em português, na fonte Times New Roman, tamanho 12, cor preta, parágrafos com espaçamento simples, compreendendo entre 1.000 e 1.300 caracteres com espaços; excluindo-se o título, os autores e o nome da instituição.
  • O título do trabalho deverá ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito. Na linha seguinte constar o nome do autor e co-autores, separados por ponto e vírgula, da seguinte maneira: As iniciais e o último sobrenome por extenso. Ex: M.A. Rocha. Seguir com o nome da instituição, da Cidade e do Estado.
  • O nome da instituição é obrigatório.
  • Os textos para Trabalhos Clínicos e Trabalhos Experimentais devem ser estruturados em Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusão.
  • O texto para Relato de Caso deve ser estruturado em Introdução, Objetivo, Relato de Caso e Conclusão.
  • O resumo deve ser elaborado seguindo o modelo abaixo:

ESTUDO DA ELEVAÇÃO DO POTÁSSIO DURANTE A INFUSÃO VENOSA LENTA
A.B. Dantas; J.M. Silva; F.P.E. Lima; A.C. Medeiros; D.E. Barbosa.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - Rio Grande do Norte

Introdução: O advento das soluções contendo potássio, para a hidratação venosa, modificou substancialmente a sistemática de cuidados com a administração de líquidos. O presente trabalho visa deteminar a segurança da velocidade das infusões e a elevação concomitante do potássio. Objetivo: Neste item devem ser relacionados os fundamentos e os objetivos para a execução do trabalho. Métodos: Foram estudados prospectivamente 50 pacientes submetidos à alimentação parenteral. Em vinte e cinco casos o sistema venoso central foi alcançado mediante a punção da veia subclávia. Nos 25 casos restantes, utilizou-se a punção da veia jugular interna. Os curativos do acesso venoso foram substituidos diariamente. As complicações relacionadas ao acesso venoso foram tabuladas em relação ao tempo decorrido desde o momento da punção venosa. As amostras de sangue arterial foram coletadas em tubos de vidro siliconizados, para a determinação da atividade dos fatores da coagulação. Resultados: Citar sucintamente os resultados relevantes do seu trabalho. Conclusão: O resumo deve ser finalizado com uma conclusão. A conclusão deve necessariamente estar embasada nos dados apresentados.

4. RESULTADO
  • Após a avaliação dos resumos pela Comissão Julgadora, os trabalhos aprovados serão publicados no blog do evento (http://jornadadetrauma2010.blogspot.com) no dia 02 de maio de 2010.
5. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
  • É obrigatório que o apresentador esteja inscrito no evento e que seja autor ou co-autor do trabalho aprovado.
  • Os trabalhos aprovados serão apresentados apenas em Pôster.
  • Os autores dos trabalhos selecionados para a Sessão de Pôster deverão assumir o compromisso de comparecer na data e horário estabelecidos e estarão encarregados da colocação e retirada dos mesmos, após a apresentação. O material não retirado será descartado ao término do evento.
  • O pôster deverá contemplar os mesmos tópicos do resumo.
  • Tamanho máximo do Pôster: largura 80 cm; altura 120 cm;
  • A fixação do pôster deverá ser feita pelos autores no horário estabelecido pela organização do evento. O pôster deverá conter cordão para afixar no gancho do painel. O autor deverá trazer fita adesiva caso haja necessidade de utilizá-la para fixação;
  • O título do trabalho no pôster deve ser idêntico ao título do resumo submetido ao evento.
  • A apresentação deverá ser feita em tempo máximo de 10 minutos, sendo 7 minutos para explicação do trabalho e 3 minutos para perguntas do avaliador.
6. CERTIFICAÇÃO DOS TRABALHOS
  • Será entregue apenas um certificado por trabalho contendo o nome de todos os autores;
  • Os resumos dos Temas Livres selecionados serão publicados nos Anais do Evento;
  • Os melhores trabalhos serão premiados.
 

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